Os
Anos 1950 e 1960 foram particularmente especiais para o Cinema Europeu. Os
acordos culturais firmados ao final da 2ª Guerra Mundial permitiram que a
produção cinematográfica de países como França, Itália e Inglaterra tivesse
entrada facilitada nas salas de exibição dos Estados Unidos. Com isso, toda uma
nova geração de escritores, fotógrafos e diretores terminou sendo absorvida pela
Indústria Cinematográfica de Hollywood. Mas juntamente com esses escritores,
fotógrafos e diretores, Hollywood absorveu também estrelas do cinema europeu como
Marlene Dietrich, Sophia Loren, Brigitte Bardot, Ursula Andress, Virna Lisi, Britt
Ekland, Marisa Mell, Elke Sommer, Barbara Bouchet, Elsa Martinelli e Claudia
Cardinale, entre outras. Como havia na época muitas facilidades para produções
americanas que fossem rodadas em Pinewood, nos arredores de Londres, ou na
Cinecittá, em Roma, muitas delas mantinham carreiras paralelas no cinema
italiano e no cinema americano sem precisar cruzar o Oceano Atlântico. E foi
assim, até o início dos Anos 70, quando as produções americanas começaram a usar
“facilities” canadenses para amenizar os custos sindicais crescentes em
Hollywood, e então deixaram PInewood e Cinecittá de lado.
Beba
Loncar é uma atriz sérvia que começou fazendo cinema em seu país até seguir
para a Itália, onde virou figurinha fácil em comédias em meados dos Anos 60 até
os 70. Participou de duas ou três produções internacionais, mas optou por focar
sua carreira na Europa, enquanto isso foi possível. Dona de um corpo
espetacular, sempre fez questão de desfilar nua pela tela, pois sabia que isso poderia
ser um diferencial considerável para sua carreira. Mas isso durou até o início
dos Anos 80, quando as comédias eróticas italianas deram lugar aos filmes
pornôs explícitos, e Beba achou por bem se aposentar do cinema. Apesar de não
atuar há mais de 35 anos, ela continua sendo considerada uma estrela em sua
Sérvia natal, onde vive com o esquiador Stevan Marinković Knićanin. (Manuel Mann)
No comments:
Post a Comment