Músico de jazz norte-americano, Herbert Jefferey Hancock nasceu a 12 de abril de 1940, em
Chicago, Illinois. Aos 7 anos de idade começou a ter lições de piano e aos 11
anos já era solista num concerto com a Chicago Simphony, interpretando Mozart.
Em 1961, depois de acabar os seus estudos no Grinnell College, Donald Byrd
convida-o a integrar a sua banda em Nova Iorque. Não muito depois, a editora
Blue Note (uma referência no mundo jazz ) oferece-lhe um contrato a solo.
Entretanto, e já depois da edição do seu primeiro álbum, Takin'Off , é
convidado a integrar a banda de Miles Davis. Até 1968, Herbie adapta-se a uma
nova realidade: a direção e influência de Miles Davis e o piano elétrico. Sem
descurar a sua carreira a solo, vai colecionando sucessos com composições
sofisticadas, como “Maiden Voyage”, “Cantaloupe Island”, “Goodbye to Childhood”
e “Speak Like a Child”. Assim como a banda sonora de “Blow Up”, de Michelangelo
Antonioni, que abriu as portas do cinema.
Em
1969, depois de editar o álbum funk “Fat Albert Rotunda”, forma um sexteto que
se viria a tornar numa das mais dinâmicas bandas da era. Já profundamente
envolvido na eletrônica, Herbie adiciona sintetizadores e instrumentos
elétricos à sua banda, originando um som mais complexo e ritmado, inovando em
toda a linha. Uma vez convertido ao budismo, e sem dinheiro, Herbie dissolve a
banda em 1973, convicto que o seu objetivo de vida seria fazer o público feliz.
Logo
a seguir, reúne uma banda funk , que com o seu primeiro álbum “Head Hunters”
atinge o estrelato. Tornou-se no disco mais vendido de toda a história da
música jazz . Herbie Hancock ainda viria a gravar mais uma série de álbuns
"elétricos" de grande qualidade, durante a década de 70 do século XX,
mas sempre sem abandonar completamente o jazz acústico. Em 1965, a banda de
Miles Davis volta a reunir-se, agora sob o nome V.S.O.P, para um festival jazz
e uma digressão. Esta banda só se viria a desintegrar em 1992.
Herbie
Hancock prosseguiu a sua multifacetada carreira durante os finais do século XX,
com novos sons, bandas sonoras, tocando em festivais e bandas. Uma prova da sua
constante mutação é o álbum “Perfect Machine” (1988). Este disco revela uma
sonoridade techno-pop bem diferente do seu tradicional jazz acústico. Englobando
os mais variados estilos, tais como blues, funk ou gospel , a sua sonoridade
revela um ritmo urbano complexo mas ao mesmo tempo harmónico.
A
partir daqui, o músico entrou numa dança de editoras, trocando a Columbia - a
sua editora desde 1973 - pela Qwest, para uma série de edições sem relevo, à
exceção de “A Tribute To Miles” (1992), e assinando finalmente pela Polygram,
em 1994. Este acordo permitiu-lhe gravar jazz para a Verve e discos pop para a
Mercury, ambas subsidiárias daquela editora. Em 1998, editou “Gershwin's World”.
Dois
anos mais tarde, regressou às edições de estúdio com “Night Walker”. O músico
não abandonou o seu vanguardismo, pautando a sua música pela inovação e pela
aproximação do jazz a outros estilos musicais, numa fórmula estranha mas
cativante. Esta perspectiva é especialmente notória no disco “Future 2 Future”
(2001), onde Herbie Hancock dá mais uns passos no sentido de afirmar o seu jazz
electrónico. Convidando Carl Craig, um dos pioneiros da música eletrónica, e
Bill Laswell, outro nome consagrado nesse estilo musical, e aliando a versatilidade
musical destes ao virtuosismo de Jack DeJonhette e Wayne Shorter e à voz de
Chaka Khan, tudo produzido por A Guy Called Gerald, um nome conhecido do
drum'n'bass , o disco não é interessante para os puristas do jazz, mas é sem
dúvida um documento interessante para atestar sobre a capacidade de Herbie
Hancock adaptar a sua música a outros tempos.
Diversas
compilações da obra do músico têm sido editadas, merecendo destaque “The Herbie
Hancock's Box”, de 2003, com um design original e recolhendo temas das fases
mais experimentais do pianista. (www.infopédia.pt)
DISCOGRAFIA
1963
TAKIN' OFF
1963
MY POINT OF VIEW
1964
INVENTIONS AND DIMENSIONS
1964
EMPYREAN ISLANDS
1965
MAIDEN VOYAGE
1966
BLOW-UP
1968
SPEAK LIKE A CHILD
1969
THE PRISONER
1970
FAT ALBERT ROTUNDA
1971
MWANDISHI
1972
CROSSINGS
1973
SEXTANT
1973
HEAD HUNTERS
1974
CHAMALEON
1974
DEDICATION
1974
THRUST
1974
SPANK-A-LEE
1974
TREASURE CHEST
1975
DEATH WISH
1975
LOVE ME BY NAME
1975
IN CONCERT, VOLUME 2
1975
HERBIE HANCOCK
1975
SUCCOTASH
1976
LIVE IN JAPAN
1976
MAN-CHILD
1976
SECRETS
1976
DOIN’ IT
1976
KAWAIDA
1977
FLOOD
1977
HERBIE HANCOCK TRIO
1977
V.S.O.P. VOLUME 1
1977
V.S.O.P. THE QUINTET
1977
TEMPEST IN THE COLOSSEUM
1978
I THOUGHT IT WAS YOU
1978
SUNLIGHT
1978
DIRECT STEP
1979
FEETS DON'T FAIL ME NOW
1979
V.S.O.P. - LIVE UNDER THE SKY
1979
AN EVENING WITH HERBIE HANCOCK AND CHICK COREA IN CONCERT
1980
THE PIANO
1980
MONSTER
1980
HANCOCK ALLEY
1980
MR. HANDS
1981
MAGIC WINDOWS
1981
DOUBLE RAINBOW
1981
BY ALL MEANS
1981
HERBIE HANCOCK QUARTET
1982
LITE ME UP
1982
THIRD PLANE
1983
ROCKIT
1983
FUTURE SHOCK
1984
SOUND-SYSTEM
1984
HOT AND HEAVY
1985
VILLAGE LIFE
1986
ROUND MIDNIGHT
1988
PERFECT MACHINE
1988
SONGS FOR MY FATHER
1990
JAZZ AFRICA
1991
A JAZZ COLLECTION
1994
A TRIBUTE TO MILES
1994
CANTALOUPE ISLAND
1995
DIS IS DA DRUM
1995
JAMMIN' WITH HERBIE
1995
JAZZ PORTRAIT
1996
THE NEW STANDARD
1997
JAZZ PROFILE
1997
1 + 1 (com Wayne Shorter)
1998
GERSHWIN'S WORLD
1998
RETURN OF THE HEAD HUNTERS
1999
RIOT
1999
BACKTRACKS
2000
LES INCONTOURNABLES
2000
NIGHT WALKER
2001
FUTURE 2 FUTURE
2002
DAY DREAMS
2002
DIRECTIONS IN MUSIC: LIVE AT MASSEY HALL
2005
POSSIBILITIES
2006
JAZZ TO FUNK
2007
RIVER: THE JONI LETTERS
2008
THEN AND NOW: THE DEFINITIVE HERBIE HANCOCK
2010
LATE NIGHT JAZZ FAVORITES
plus
No comments:
Post a Comment