Monday, March 12, 2018

CERVEJA GOSTOSA E MULHER GOSTOSA: UMA COMBINAÇÃO QUE FOI POR MUITOS ANOS A CARA DO BRASIL


POR MANUEL MANN

O Brasil sempre foi a terra do Futebol, das Mulatas e da Cerveja. Ao menos, era assim que nós, portugueses, enxergávamos o Brasil depois da Segunda Grande Guerra. Mas, pouco a pouco, este conceito foi-se alterando.

O futebol brasileiro entrou em decadência de 20 anos para cá, e hoje nós, portugueses, passamos não só a ostentar um futebol superior ao dos brasileiros. As mulatas, outrora maravilhosas e delicadas, viraram criaturas musculosas com pernas de halterofilistas absolutamente repulsivas –- vi o desfile das Escolas de Samba deste ano e confesso que fiquei horrorizado, pois com exceção de Juliana Paes todas as Madrinhas de Bateria pareciam alunas de Charles Atlas. E a cerveja, bem...

A cerveja brasileira fabricada pelas grandes cervejarias – Brahma, Antarctica e Skol – possuía um padrão de qualidade interessante até metade dos Anos 80, e sempre houveram cervejarias pequenas, de alcance local, muitas vezes com receitas bem diferenciadas. Mas o expansionismo destas grandes cervejarias começou a engolir as pequenas cervejarias uma a uma. De repente, a Brahma comprou a Antarctica e nasceu a AMBEV, a maior empresa do gênero do mundo, que não teve dificuldade alguma em monopolizar o mercado.

Claro que, com o surgimento desta mega-cervejaria, a qualidade de seus produtos começou a desabar. No início, o pretexto era de que havia a necessidade de adaptar o produto ao paladar feminino. Com isso, marcas detestáveis, absolutamente sem sabor algum, surgiram no mercado. Mais adiante, as receitas originais de vários rótulos tradicionais de cerveja começaram a ser alterados também, trocando cereais mais caros (cevada, por exemplo) por cereais mais baratos (milho transgênico) para ter um produto mais competitivo no mercado e descaracterizando por completo seus produtos.

Confesso que nunca fez o menor sentido para mim a compulsão da cervejarias brasileiras em descaracterizar marcas clássicas para atingir o público feminino e promovê-las com anúncios em TV e em revistas repletos de mulheres seminuas e mensagens maliciosas. Por muitos e muitos anos, praticamente todas as cervejarias – grandes ou pequenas – relacionaram a gostosura feminina com a gostosura de suas cervejas. E então, num belo dia, um pelotão de feminazis sem coisa melhor para fazer em suas vidas começaram a dedicar suas vidas a eliminar da TV e das revistas anúncios de cervejas com mulheres gostosas com apelos machistas.

Separei para vocês, leitores de CACILDA!, alguns anúncios clássicos de cerveja e outros nem tanto – mas todos com mulheres vendendo o produto.

Divirtam-se.


































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