POR MANUEL MANN
Dentro
do vasto campo da narrativa ilustrada, o humor tem sido um dos mais difíceis de
ser realizado com sucesso... e, se em cima disso, somos dadas a amalgamar-lo
com ficção científica, fantasia e terror, a questão torna-se um pouco mais
complicado para tudo o que se atreve a enfrentar esse desafio.
Para
tentar narrar uma situação dessas características com sagacidade e graça em
muito poucas pinturas ou em apenas um, com ou sem um texto que moldá-lo, é o
privilégio de alguns. Estes criadores foram capazes de ver além das convenções
sociais lógicas e respeitáveis, representando apenas um gesto ou em algum
pequeno diálogo a grande decepção que acaba por ser o mundo em que vivemos.
Gahan
Wilson foi certamente um deles. Seus traços muito característicos nos
introduzem em um universo fantástico onde a campanha oníricas e Pesadillezco em
sua facilidade ao lado do humor sórdido e escuro.
Seus
protagonistas são seres que são expostos, de uma forma bastante cruel e
ridiculamente implacável, a uma realidade que é imensamente hostil. Os sites
para os quais eles viajam e as situações vividas são sinistramente divertido...
é claro, para quem gosta de lê-los.
Por
outro lado, os monstros da opereta que são responsáveis por gerar o
desenvolvimento da mordaça (seja estes dinossauros, vampiros, canibais,
cientistas loucos, mutantes, serial killers ou criaturas extraterrestres) longe
de assustador, estão perfeitamente sujeitos a O sentido insidioso do humor
gestação pela imaginação fértil de que Gaham faz gala.
Esta
realidade incomum que nos descreve com seus lápis e tintas é terrível... embora,
de uma forma paradoxal, nós achamos extremamente divertido.
O
humor grotesco de Gahan Wilson pode não ser capaz de iniciar o riso rude, mas
se você está no comando de despertar o sorriso torto daquele pequeno demônio
que nidifica nas profundezas mais sombrias e sombrias de nossas almas. Com o
seu trabalho, este artista parece estar a gozar com a impunidade com o sentido
aparentemente imóvel em que nos movemos dia após dia.
Nascido
em 18 de fevereiro de 1930, na cidade de Evanston, Illinois, Gahan Wilson foi
influenciado por Charles Addams ' trabalho na comicy Addams Family strip que
foi publicado no The New Yorker. Por sua vez, isso o levou a fazer contato com
as narrativas da ficção científica e terror, incluindo os de Howard P.
Lovecraft, temas literários que caracterizam o seu vasto trabalho criativo.
Outras fontes que foram responsáveis por alimentar a sua paixão pelo desenho,
humor e fantasia foram os caricaturistas que trabalharam para as revistas Mad e
Punch, bem como os filmes de monstros e ficção científica típica da década de
1950.
Por
quase 50 anos de sua vida, Wilson publicou inúmeros empregos para revistas tão
famosas como a Playboy, Collier's, The New Yorker e National Lamboon, entre várias outras.
Ele
também escreveu algumas colunas e revisões para a Twilight Zone Magazine e
reinos da revista Fantasy e ilustrou o conto escrito por Harlan Ellison para a
antologia novamente Dangerous Visions (1972).
Entre
as suas contribuições fora do referido é o Ultimate Haunted House, um jogo de
computador que ele fez com Byron Preiss.
Em
2009, a editora Fantagraphics Books publicou Gahan Wilson: 50 anos de cartoons
Playboy, onde foram compilados (em 3 volumes) todo o trabalho feito para esta
famosa revista (que quase todos compraram para ver o Chichos Desnuditas... mas
nós dissemos que era pelos artigos que eles publicaram).
Em
1981 recebeu o Prêmio da World Fantasy Convention e em 2005 a National Cartoonist Society concedeu-lhe o Milton Canniff Lifetime Achievement Award.
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