Saturday, March 17, 2018

OS BELÍSSIMOS ANÚNCIOS VINTAGE DO WHISKY CANADIAN CLUB, O FAVORITO DOS MERGULHADORES



POR MANUEL MANN

Ao longo de mais de 40 anos, os fabricantes do whisky Canadian Club associaram a imagem de seu produto à prática do mergulho e da caça submarina. Obviamente, nunca recomendaram beber antes de mergulhar. Mas a simples associação da marca à prática do mergulho acabou virando um problema, e todo o marketing do Canadian Club acabou sendo redirecionado.

Segundo a Revista Mergulho, álcool e mergulho não são compatíveis, pois o álcool causa depressão no sistema nervoso central, o que prejudica o julgamento e reduz o tempo de reação e coordenação. Detalhe: muitas vezes o indivíduo não tem consciência do grau de comprometimento. Em vários estudos sobre os efeitos do álcool no desempenho do mergulhador, descobriu-se que a substância estava envolvida em pelo menos 50% de todos os acidentes. Mais ainda: 80% de todos os afogamentos em adultos do sexo masculino estão associados ao álcool.

É preciso tempo para que o álcool seja metabolizado e seus efeitos desapareçam. O impacto do consumo de álcool no desempenho de um mergulhador experiente já fica comprometido com apenas uma concentração de 0,04% da substância no sangue – equivalente a duas latas de cerveja consumidas por uma pessoa de 90 quilos no período de uma hora com estômago vazio. Definitivamente, uma coisa não combina com a outra.

Mas, independente disso, os anúncios clássicos para revistas do Canadian Club são verdadeiros clássicos da propaganda do Século 20. Selecionamos a seguir alguns deles. Para vosso deleite.

















No comments:

Post a Comment