POR
MANUEL MANN
Ao
longo de mais de 40 anos, os fabricantes do whisky Canadian Club associaram a
imagem de seu produto à prática do mergulho e da caça submarina. Obviamente,
nunca recomendaram beber antes de mergulhar. Mas a simples associação da marca
à prática do mergulho acabou virando um problema, e todo o marketing do
Canadian Club acabou sendo redirecionado.
Segundo
a Revista Mergulho, álcool e mergulho não são compatíveis, pois o álcool causa
depressão no sistema nervoso central, o que prejudica o julgamento e reduz o
tempo de reação e coordenação. Detalhe: muitas vezes o indivíduo não tem
consciência do grau de comprometimento. Em vários estudos sobre os efeitos do
álcool no desempenho do mergulhador, descobriu-se que a substância estava
envolvida em pelo menos 50% de todos os acidentes. Mais ainda: 80% de todos os
afogamentos em adultos do sexo masculino estão associados ao álcool.
É
preciso tempo para que o álcool seja metabolizado e seus efeitos desapareçam. O
impacto do consumo de álcool no desempenho de um mergulhador experiente já fica
comprometido com apenas uma concentração de 0,04% da substância no sangue –
equivalente a duas latas de cerveja consumidas por uma pessoa de 90 quilos no
período de uma hora com estômago vazio. Definitivamente, uma coisa não combina
com a outra.
Mas, independente disso, os
anúncios clássicos para revistas do Canadian Club são verdadeiros clássicos da
propaganda do Século 20. Selecionamos a seguir alguns deles. Para vosso
deleite.
No comments:
Post a Comment